|
Acredita-se que os primeiros exemplares que chegaram à Itália são descendentes de pequenos galgos do antigo Egito que entraram na Europa pelo Mediterrâneo (Turquia e Grécia).
O Pequeno Lebrel Italiano tornou-se o cão preferido da nobreza italiana durante o período renascentista, servindo como inspiração para vários pintores da época.
Sua popularidade fez com que a criação se desenvolvesse muito e a Itália passou a ser considerada o país de origem da raça, redigindo então seu padrão oficial.
O Pequeno Lebrel Italiano, ou Piccolo Levriero Italiano, é um cão de companhia nato, apesar de ser usado em corridas e na caça a lebres em países da Europa e nos Estados Unidos.
Gentil, carinhoso e apegado ao dono o Pequeno Lebrel Italiano é o tipo de cão que adora ficar no colo e pode passar horas junto ao seu dono.Não é muito obediente, sendo um pouco teimoso, mas não late demasiadamente.
Reservado com estranhos, convive bem com outros cães e mesmo gatos. Pequenos pets devem ser evitados, pois o instinto de caçador poderá trazer problemas.
A Saúde
Os problemas mais comuns encontrados na raça são:
Epilepsia
Acredita-se que algumas linhagens tenham apresentado uma maior incidência, caracterizando o fator genético. Pode ocorrer por volta dos três ou quatro anos de idade.
Luxação de patela
Quadro em que ocorre um deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.
Fraturas
Em razão de seu porte delicado, por isso recomenda-se um maior cuidado com quedas e crianças e suas brincadeiras bruscas.
Doença periodontal
| RESUMO
DAS CARACTERÍSTICAS |
| Nacionalidade: |
Itália |
| Classificação: |
Companhia |
| Porte: |
Pequeno |
| Altura
Máxima: |
38 cm |
| Altura
Mínima: |
32 cm |
| Peso
Máxima: |
|
| Peso
Mínimo: |
|
| Cor: |
preto, cinza,Branco tolerado nas patas e antepeito |
| Temperamento: |
|
| Treinabilidade: |
teimoso |
| Espaço
Necessário: |
Pequeno |
| Tempo
de Exercícios Diários: |
35 min. |
| Tamanho
do Pelo: |
Curto |
| Frequencia
de Troca de Pelo: |
Mínima |
| Necessidade
de Tosa: |
Não |
|