Clínica Veterinária Kenkovet - Presidente Prudente - SP
WEBMAIL Login:
Senha:
Página inicial
Clínica Veterinária Kenkovet em Presidente Prudente
Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias
Plano de Saúde para Cães e Gatos
Banho e Tosa para Cães e Gatos
Pet Shop em Presidente Prudente
Guia de Vacinas para Cães e Gatos
Guia de Raças de Cães e Gatos
Dicas e Curiosidades sobre Cães e Gatos
Classificados Kenkovet - Filhotes, Cães e Gatos para Adoção e Venda, diversas raças
Canil KenkoStar
Grupo Assistencial Kenkovet
Presidente Prudente Kenel Clube
Confira os Eventos Realizados pela Kenkovet - Fotos
Mural Kenkovet
Promoções, cadastre-se e concorra a diversos prêmios!
Notícias
Seja um Representante Kenkovet
Fale com a Kenkovet

15
Visitantes OnLine



Royal Canin | Alimentar não é apenas fornecer os nutrientes, siginifica também contribuir para o bem estar e a longevidade.

FIPRO TOP Pet | A Solução eficiente contra pulgas e carrapatos.

Anuncie Aqui! Sua empresa vista por milhares de pessoas diariamente.

Cão dágua português

No século VII, nos livros sagrados dos Zend-Avesta, o Cão d’Água Português era mencionado como o mais valioso dos cães, pois o grande deus, Ahura-Mazda, havia concedido qualidade de santo devido às suas excepcionais habilidades. Há inclusive uma lenda que conta que Zoroastro, um famoso profeta persa, do século VI antes de Cristo, punia a todos aqueles que molestassem um Cão d’Água.

Sabe-se que a família real e toda a corte portuguesa, quando fugiam da invasão napoleônica, embarcaram nas caravelas alguns exemplares da raça que chegaram ao Brasil. Porém, quando D. Miguel I retornou a Portugal para subir ao trono, ele levou consigo alguns exemplares. No Museu de Lisboa há uma pintura exposta que retrata o momento do desembarque na Praia de Belém com vários Cães d’Água em volta das naus, inclusive tosados. Naquela época, a navegação portuguesa era muito importante, e o Cão d’Água Português latia avisando e alertando perigos iminentes no meio da neblina. Por isso, esta raça acabou servindo de precursores dos atuais sistemas de apitos náuticos.

O Cão d’Água Português, apesar de muito difundido no passado, foi quase extinto nos anos 30, e, novamente nos anos 70, quando então havia apenas 25 exemplares em todo o mundo, devido ao desaparecimento da pesca artesanal. Porém, graças aos esforços de alguns criadores em Portugal e nos EUA, a raça foi trabalhada, e hoje em dia há associações e clubes para a sua proteção.

Esta raça de grande habilidade para mergulhar e nadar foi privilegiada pelos pescadores devido ao seu tamanho mediano e pela sua exímia inteligência e obediência ao executar com alegria tarefas para seu dono dentro ou fora d’água.

O Cão d’Água Português atira-se voluntariamente ao mar para apanhar e trazer o peixe escapado, mergulhando, se for necessário, e procedendo da mesma forma se alguma rede ou cabo se solta. Ele é capaz de cobrir a nado distâncias notáveis, sendo um companheiro leal e bom guardião. Atualmente é um excelente cão esportivo e de companhia.

A pelagem pode ser crespa ou ondulada, a primeira mais espessa e menos brilhante, e a outra mais longa e suave, sem formar cachos. As cores podem ser branco, marrom e preto, com ou sem marcações. Sendo originariamente um cão de trabalho e sem sub-pêlos, os cuidados com a pelagem são mínimos.

É um cão que não necessita de muito espaço, podendo viver em apartamentos, embora seja de bom senso fazer exercícios diários. Ele prefere um espaço restrito, com companhia, a serem livres, sem alguém para estimulá- los.

Para exposições, costuma-se fazer a tosa leão, que é uma tosa muito simples podendo ser feita com tesoura, tendo pouco a ver com o requinte da tosa leão feita nos Poodles.

"Comecei a criar o Cão d’ Água Português em 94 sem grandes pretensões. Sempre gostei de cachorros e quando criança ouvia algumas histórias sobre cães na água e suas proezas contadas por meus avós, que eram portugueses.

Minha primeira ninhada foi em 96. Crio no sistema home-raised, com contato completo entre os cães e todos da família, sociabilizando-os ainda mais desde pequenos. Dificilmente há criadores da raça com cercas e canis propriamente ditos, exceto em Portugal, por serem na realidade nossos pets.

Os pontos favoráveis da raça são: a inteligência, obediência, alegria, sua paixão pelo dono e sua família, que se espelha em seus olhos serenos bem redondos, a limpeza e a manutenção da tosa, que é simples.

Por não ter subpêlo e ter uma pelagem que, como nosso cabelo, cresce indefinidamente, o Cão d’Água Português tem a vantagem de não ter queda de pêlos e deixar a casa completamente coberta, problema muito freqüente em cães de pêlo curto.

Além disso, suas habilidades diferenciais na água e sua energia em abundância proporcionam-lhe resistência à fadiga.

Espero que a raça possa ganhar o respeito, admiração e o reconhecimento que tem na Escandinávia, nos EUA. e em Portugal, de maneira que possa ser uma raça mais conhecida no Brasil, apesar de dificilmente deixar de ser relativamente raro mesmo em países onde é bastante difundida.



O Cão d’Água Português reúne características que têm tudo a ver com nosso país, havendo potencial para crescimento. Entretanto, é preciso um trabalho junto a criadores, freqüentando-se exposições para constantes avaliações para aprimoração e divulgação da raça e informando o público em geral.

Se você procura por um cão raro, elegante, diferente, que precisa de atenção, exercícios, grande estímulo mental, que seja indicado para desafios na água e contato humano, que age com extrema inteligência sem ser totalmente independente, que mostre sua opinião, cumprimente os amigos e a família com entusiasmo, então o Cão d’Água Português pode ser sua escolha mais certa. Enfim, quem tem um Cão d’Água Português descobre que o cão não é o melhor amigo do homem, mas sim, de toda família."


RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS
Nacionalidade: Portugal
Classificação: Companhia
Porte: Médio
Altura Máxima: 57 cm
Altura Mínima: 43 cm
Peso Máxima: 28 Kg
Peso Mínimo: 16 Kg
Cor: Preto, marrom, branco.
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Alto
Espaço Necessário: Médio
Tempo de Exercícios Diários: 60 min.
Tamanho do Pelo: Encaracolado ou ondulado
Frequencia de Troca de Pelo: Não
Necessidade de Tosa: Sim

 

 

:: voltar | outras raças de cães

 

 

 

 

Sua marca aqui, anuncie! Sua empresa vista por milhares de pessoas diariamente.
 
Fone: (18) 3903-5100 - Emergência: (18) 9772-5100
Rua Castro Alves, 576 - Vila Industrial
Presidente Prudente-SP - CEP: 19013-250
Kenkovet.com.br © Direitos Reservados
Web Argon | Desenvolvimento de Sites, Otimização de Sites em Presidente Prudente - SP e Rio Verde - GO Desenvolvido por Web Argon